sábado, 5 de abril de 2008

É tarde...


É tarde e nada poderei fazer
partiste para aquele lugar
vão, frio, escuro... como foi acontecer?
Sei que para todos acaba por chegar
aquele fatídico dia que vem para
nos levar.
É cedo para partir? Para onde foste?
Posso ir contigo?...
Não respondes?
Estas são perguntas tão inúteis
quanto quem as faz.
É como ter e não ter, ser e não ser,
partir e não ir, estar morto com vida.

Leonardo

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sente...

Vem sentir a elegância

das palavras que percorrem

a alma e afluem no pensamento,

belas são as palavras e os gestos

agressivamente carinhosos

pintados de verde esperança

que partem de ti descuidadamente

elegantes.


Vem sentar-te e ver nesta baía

o nascer de mais um dia,

com a ascensão do sol ao trono real,

vem sentir os tons amarelo-torrados

reflectidos, naquele imenso mar

um turbilhão de sentimentos

por mim vividos.


leonardo

quarta-feira, 2 de abril de 2008


" Se choras porque perdeste o Sol, as lágrimas não te deixarão ver as Estrelas..." Rabindranath Tagore

segunda-feira, 31 de março de 2008

Reflexão em cima do joelho...

Grande parte das pessoas que nasceram pós anos 90, não sabem o que é lutar para ter alguma coisa na vida... Muitas crianças nem calculam o que é a Agricultura; que para terem os legumes (de qualidade, naturais...) em casa é necessário trabalho árduo de muita gente, que cada vez é menos e cada vez mais idosos... Já ninguém quer plantar batatas, ninguém quer ter uma horta... wake up! Estamos em Portugal, século XXI! Eu sei, supostamente deveríamos estar “mais à frente”, mas temos consciência do ATRAAAAAAAAAASO... é preciso fazer alguma coisa, comecem nem que seja a plantar batatinhas e já poupam nas compras, ou não é desse mal que os lusitanos se queixam? (eu posso me gabar de ter uma horta, poupo em alfaces, batatas…)
Está mesmo mal… Portugal…
Faria bem a muita “criancinha” ir para o campo... Sei de crianças que dizem que o leite vem, por exemplo e por mais ridículo que possa parecer, da “estrelícia” (para quem não sabe o "leite estrelícia" é produzido pela Indústria de Lacticínios da Madeira (ILMA); estrelícia (“Strelitzia reginae”) é uma flor. É tão irrisório que uma criança diga semelhante coisa! Em que mundo vive? Que fazem os pais para a educar?! Possivelmente esta criança passa o tempo em frente de uma P.S. ou de um computador a jogar, Messenger etc..... Não se pode dizer que todos os adolescentes que fazem parte da “Geração Morangos” (Não quero, contudo, menosprezar o trabalho de excelentes intérpretes nesta série…) uma fatia de “ados”, como dizem os do Hexágono, ainda têm o hábito da leitura, frequentam bibliotecas, passeiam ao ar livre, conversam com amigos etc (isso pude eu comprovar hoje quando passeava num jardim do Funchal). Como dizia o Francisco ( o meu sócio... hehe) num comentário, "(…) via desenhos animados educativos, jogava monopólios, puzzles (…)" achas que entre um episódio de MCA e um puzzle a tarefa mais difícil será a preferida? Evidentemente que não! Facilitismo, comodismo é o que condiz com a geração “anos 90”. O problema é: estar tudo feito.
Eu, tal como o Francisco, via desenhos animados educativos e que incentivavam a comportamentos éticos, onde o BEM, depois de muito sofrer, vencia sempre. Hoje, vê-se desenhos animados, por exemplo, chineses e japoneses onde se luta até morrer, onde competir sem olhar a meios é que vale… quem é que vê a “Heidi” ou o “Tom Sawyer”?...
Eu inventava os meus próprios jogos. A criatividade era estimulada, hoje, está tudo criado (julgam eles) … Tive o privilégio de crescer no campo e hoje olho para trás e foi a fase mais linda… ai, ainda sinto o cheiro e calor, suave, do sol dos fins de tarde no meio da Natureza, a colher flores e a brincar com outras crianças da minha idade.
Os “pós 90” estão habituados a que “caia tudo do céu”. Criancinhas mimadas, sem objectivos que pensam levar o resto da vida a calçar “allstar”, a vestir Jeans como nos MCA e andar com “Ipods” a ouvir músicas “sacadas da net”, a não ler nenhuma obra literária porque é “uma seca” (fica sempre mais fácil “sacar” um resumo da net de um livro de leitura obrigatória numa disciplina de Literatura…) etc.
É este o futuro do país? Adultos que vivem com chucha na boca? Actualmente já é a desgraça que se vê e ainda se diz que a geração "deles" (os adultos de hoje) é que sofria e lutava pela Liberdade... é verdade que lutaram (e muito), é sabido, tivemos a "revolução dos cravos"... não veio esta revolução trazer e acentuar a "lei do menor esforço"? Não há medo de nada; não há respeito, nem pela Liberdade que se conquistou.



Liliana Martins